DEVOCIONAL Nº 252 – A ESPERANÇA ESTÁ ACIMA
252 – A ESPERANÇA ESTÁ ACIMA.
Pare e pense, por um momento. Este mundo está agitado? A Bíblia fala que este mundo é como um mar agitado pela fúria das ondas. E uma rápida análise dos acontecimentos aponta para este fato. Quando o assunto é escatologia, aquela doutrina sobre as últimas coisas, os fatos concernentes aos tempos do fim, incorremos em dois riscos: o alarmismo paralisante, que busca enxergar profecias em cada acontecimento, e a indiferença às profecias e à esperança final. Deveríamos substituir estas duas abordagens por uma vigilância esperançosa, que consiste na certeza de que Deus está à frente da história e que a nossa esperança não está no fluxo dos acontecimentos deste mundo cambaleante, mas na grande promessa de redenção final.
No seu famoso sermão escatológico, Jesus aponta para sinais que antecederiam a sua volta gloriosa e a redenção do mundo. Ele fala sobre sinais na história, na natureza, sua criação, e sinais na própria igreja, prevendo martírios, prisões e testemunho em larga escala. Quanto mais próxima a sua vinda, mais instável estaria o mundo e a própria criação. Contudo, os seus discípulos são estimulados a não terem medo ou terror, pois a nossa esperança está acima, no céu, de onde virá a nossa redenção final. Este mundo é turbulento; Jesus, contudo, é a esperança para o presente e a nossa maior promessa para o futuro.
Oremos. Deus eterno, que nestes dias de grande turbulência e desafios intensos sejamos redirecionados para o alto; e que descansemos em sua promessa. E sejamos revigorados por tuas divinas palavras. Ajuda-nos a olhar para o alto, para Jesus, com esperança e fé, até o dia final. Amém!
