DEVOCIONAL 242 - VALOR INABALÁVEL

DEVOCIONAL Nº 242 – Valor inabalável

Versículo bíblico

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

1 João 5.4

Pedro, antes de negar a Jesus, recebeu uma advertência do Senhor: “Satanás vos requereu para peneirar-vos como trigo; eu, porém, orei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lucas 22.31–32). Ao meditar nessa passagem, perguntei-me por que a oração intercessória de Jesus foi tão específica quanto à preservação da fé do apóstolo Pedro. A razão é simples, e João nos esclarece: a fé é um bem de valor inabalável. Ela é a nossa vitória contra o mundo — este sistema de valores corrompidos — e, se for preservada, tudo o que é de valor eterno pode ser reconstruído. Foi assim com Pedro, Jó, Davi e com todos os servos de Deus que experimentaram uma conexão real e profunda com o Senhor.

Por que a fé é um bem de valor inabalável? Porque ela resiste a todas as perdas. (1) A perda das riquezas não é um problema incontornável se a fé for preservada; sempre é possível recomeçar. (2) Ela resiste à perda de reputação e até à perda temporária da integridade nas quedas, tornando-se o chão seguro de quem recomeça com arrependimento verdadeiro. (3) Ela vence o mundo, com todas as suas seduções, embargos e perseguições. (4) Porque o seu objeto é Cristo, o bem supremo e o fundamento de toda esperança. Essa foi a compreensão de Lutero ao compor um dos hinos mais belos e difundidos da Reforma. Para o reformador alemão, Deus é o seu Castelo Forte: “Se temos de perder família, bens e prazer; se tudo se acabar e a morte enfim chegar… com Ele reinaremos!”

Oração

Oremos. Deus eterno, preserva a nossa fé vacilante. Sê o nosso Castelo Forte e a força da nossa salvação. Levanta-te como nosso supremo Intercessor, Rei e Cristo. Ajuda-nos a permanecer em ti, pois só tu tens as palavras de vida eterna, e sabemos que não existe outro que seja o bem supremo da nossa alma e o alvo superlativo da nossa esperança. Amém.

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe com alguém!


Deseja continuar nessa jornada de fé e reflexão?

Acesse outros devocionais desta série e aprofunde ainda mais sua caminhada espiritual:

👉 Veja mais devocionais desta série neste Link.  




Cadeia temática

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.

ESBOÇO - UMA ESCADA ATÉ O CÉU. Gênesis 28.10-22