DEVOCIONAL Nº 246 – A ARTE DE DIZER NÃO

DEVOCIONAL Nº 246 – A ARTE DE DIZER NÃO

Versículo bíblico

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”

Daniel 1.8

Lembro-me de ter participado de um podcast sobre liderança durante a pandemia, cujo tema foi “A arte de dizer não”. Nesse podcast, mencionei que a recusa a determinados projetos, realidades e situações é fruto da maturidade, do reconhecimento das impossibilidades e inconveniências, da expressão da firmeza moral e do foco no propósito para o qual fomos chamados. Dizer não é uma arte, um dever e um privilégio. Ainda que a convicção seja malvista numa sociedade pluralista, é necessário ter firme resolução. Existe o não que é moral, que recusa ceder no imperativo ético; o não que é circunstancial, que recusa um lugar que não é para nós; e existe o não que é resolutivo, fruto da compreensão de quem somos e do que devemos fazer. Dizer não, portanto, significa reduzir o peso da bagagem, habilitando-nos para o único caminho que devemos trilhar. Ariano Suassuna certa vez disse algo sobre o foco de sua obra literária: “Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro.”

Daniel, nesta passagem, assume o risco e as implicações de sua fé e demonstra firmeza moral. Ele tem foco, clareza e fidelidade, e o Senhor o abençoa e o honra na corte do rei. Embora jovem e em terra distante, não foi intimidado, mas demonstrou coragem e intrepidez para não se contaminar. Ao longo de sua vida, Daniel foi guiado por Deus e demonstrou essa mesma capacidade de dizer não. Disse não às pressões para atender ao decreto real que o proibiria de adorar publicamente: “Quando Daniel soube que o decreto estava assinado, entrou em sua casa… e orava três vezes ao dia, como costumava fazer” (6.10). Disse não às honrarias e posições numa corte corrupta prestes a cair. Quando Belsazar lhe oferece presentes e posição, Daniel responde: “As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus presentes a outro…” (5.17). Daniel sabia a arte de dizer não.

Oração
Oremos. Deus eterno, graças te damos pela vida, pela bondade e pela provisão diária do Senhor. Que saibamos dizer não ao pecado, ao desvio ético e moral, e que, mesmo nas opções que são lícitas, saibamos recusar aquelas que são inconvenientes e nos desviam do teu divino propósito. Amém.

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe com alguém!


Deseja continuar nessa jornada de fé e reflexão?

Acesse outros devocionais desta série e aprofunde ainda mais sua caminhada espiritual:

👉 Veja mais devocionais desta série neste link

Cadeia temática

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.

ESBOÇO - UMA ESCADA ATÉ O CÉU. Gênesis 28.10-22